Avulsos Malacológicos - AM - Florianópolis, Brazil

 

CARACOL / ESCARGOT ... BICHO DE ESTIMAÇÃO ???

 

Já pensou compartilhar sua casa ou apartamento com um pequeno companheiro de estimação com alto carisma e charme (logo que bem conhecido), fácil de cuidar, econômico, dócil, silencioso, higiênico (não mau cheiroso), vegetariano 100%, que ocupa pouco espaço físico, não morde nem aranha quando segurado nas mãos (gostoso ao tato), e que além de tudo isso não tenta fugir correndo pela porta ou voando pela janela ao primeiro descuido ? O bicho de estimação ideal para as crianças e os amantes da natureza em geral !!!

   

 

 

Na Inglaterra, uma curiosa e interessante modalidade alternativa de criação e comercio vivo de caracois/ escargots (ainda não explorada, aparentemente, no Brasil) está ganhando fãs no mundo todo: espécimes exóticos africanos de Achatina spp, assim como de europeus Helix spp (principalmente) são mantidos como bichinhos de estimação nos lares ingleses, sendo incluso comercializados em lojas especializadas de animais (pet shopps), ao lado das tradicionais tartarugas, peixinhos dourados, hámsters, pássaros, gatos, ratinhos brancos, papagaios e cachorros.

 

 

 

Mas, este interesse não é exclusivo dos Ingleses : aqui no Brasil já existem pessoas que inclusive publicamente são manifestas interessadas em desenvolver esta curiosa modalidade alternativa de criação destes moluscos.

 

Sabía, por exemplo, que os nossos caracóis gigantes nativos Megalobulimus spp podem ser magníficos bichinhos de estimação ???

 

   

E como é a melhor forma de manter em casa um Caracol/ Escargot como Bicho de Estimação ?

 

O ideal para estes casos é lhe criar um micro ambiente artificial denominado Terrário, mais uma atividade naturalista que iniciou, por acaso, também na Gra-Bretanha de séculos passados, mesmo que, além de acolher os nossos companheiros, pode trazer até inesperados benefícios pedagógicos, como por exemplo: muitas vezes, as Escolas fazem trabalhos expositivos, tais como Feiras de Ciências ; as salas montadas com seres vivos chamam bem mais a atenção. Assim, caracóis e lesmas (que são espécies que vivem em ambientes úmidos e ricos em vegetação) podem ser exibidos e manipulados em Terrários.

A cria e tenencia de espécies gastropodas terrestres (caracois/ escargots) como bichinhos caseiros de estimação já inspirou na Gra-Bretanha até um livro (em idioma Inglês, é claro !) específico sobre o assunto, intitulado Your First Giant African Landsnail (O Seu Primeiro Caracol Gigante Africano), que trata sobre este curioso Pet Hobby com espécies representantes da polêmica familia Achatinidae.

 

Atualmente no Brasil (transitando a mesma linha e motivação), se vem trabalhando e fomentando além, em forma novedosa, o aproveitamento do potencial pedagógico destas espécies, aplicado nos campos terapêutico e educacional direcionado ao tratamento, dentre outros, de idosos e crianças com necessidades especiais ...

 ... uma nobre/ adequada maneira de fomentar o "respeito e o amor" por todas as manifestações de vida que, junto com nós,

compartilham o nosso pequeno e frágil planeta azul !