Curiosidades malacológicas - Sepia plangon ...!

07-07-2012 09:40

 

CURIOSIDADES MALACOLÓGICAS

 

Sepia plangon Gray, 1849

http://australianmuseum.net.au/Mourning-Cuttlefish-Sepia-plangon-Gray-1849

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Sepiidae

 

///

 

Enquanto ‘flerta’, molusco macho se finge de fêmea para enganar rival

 

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/07/enquanto-flerta-molusco-macho-se-finge-de-femea-para-enganar-rival.html

 

http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=85113

 

Pesquisadores detectaram uma habilidade surpreendente desenvolvida por uma variedade de molusco marinho para sobreviver no mundo selvagem do acasalamento: os machos de Sepia plangon têm a capacidade de mudar a cor da pele instantaneamente e ficar com a camuflagem típica da fêmea apenas em um dos lados do corpo – aquele que está voltado para um macho rival.

A Sepia plangon é um tipo de choco, animal “primo” da lula, que vive no mar do leste da Austrália. Enquanto “flerta”, por exemplo, com uma fêmea receptiva à direita, mantendo esse lado com o desenho listrado característico dos machos da espécie, o choco se “traveste” de fêmea para enganar algum concorrente que esteja posicionado à sua esquerda.

O truque do molusco foi flagrado diversas vezes pela equipe do pesquisador Culum Brown, da Universidade Macquarie. A “malandragem” foi identificada em cerca de 40% dos casos em que havia uma um macho cortejando uma fêmea com um competidor ao redor. Os cientistas viram situações em que o recurso funcionou, mas também outras em que o macho disfarçado foi descoberto, o que terminava em briga. Nesses casos, vale a lei do mais forte.

As populações de Sepia plangon têm mais machos que fêmeas e, por isso, elas são bastante disputadas. “Neste contexto, a seleção natural deveria favorecer fortemente qualquer tática que reduz a probabilidade de interrupção do cortejo e, com isso, maximiza o sucesso reprodutivo dos machos”, conclui o estudo.

(Fonte: Globo Natureza)

 

 

Novas Publicações Disponíveis ...!