I Workshop Binacional Brasil-Argentina sobre "Achatina fulica” ! ...

24-07-2011 11:33

 

I WORKSHOP BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA SOBRE "ACHATINA FULICA"

Curitiba, PR - Julho 27 de 2011

http://xa.yimg.com/kq/groups/4043619/433302296/name/Carta%20convite%20WS_1.docx

 

 

Prezados senhores,

Primeiramente desejamos cumprimentá-los em nome da UFPR (Universidade Federal do Paraná), PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) - Brasil e SENASA (Sevicio nacional de Sanidade y Calidad Agroalimentaria) - Argentina.

Nos últimos anos, espécies invasoras como o Caramujo Gigante Africano (Achatina fulica) vem provocando impactos ao ambiente, à agricultura e na saúde humana e animal em diferentes países sul americanos.

Em virtude da urgência na implementação de ações integradas de controle e manejo, pesquisadores da UFPR, da PUCPR e do SENASA estarão promovendo um encontro técnico-científico sobre moluscos exóticos terrestres com ênfase em Achatina fulica, que tem como título “I Workshop binacional Brasil-Argentina sobre ações de manejo e controle do Caramujo Gigante Africano Achatina fulica” o qual será realizado na cidade de Curitiba dia 27 de Julho de 2011 – no Auditório Madre Leone Centro de Ciências Biológicas 2º andar – Bloco Verde - Pontifícia Universidade Cat� �lica do Paraná – Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho. Estacionamento para visitantes portão 3.

Devido a sua reconhecida contribuição envolvendo as espécies invasoras, gostaríamos de convidar a V.S.ª para participar deste workshop. Os participantes deverão estar embasados teoricamente para debater sobre os seguintes temas que serão abordados durante o encontro e utilizados para elaboração de um documento final:

1. Histórico da invasão de Achatina fulica no Brasil e na Argentina;

2. Ações desenvolvidas, o sucesso e insucesso destas ações;

3. Papel de sua instituição (setor de atuação) frente ao problema.

 

 

O objetivo do encontro é realizar um debate técnico-científico envolvendo as perspectivas dos três setores da sociedade reunidos no encontro para que ao final sejam estabelecidas as diretrizes que devem orientar as ações futuras e as metas a serem cumpridas e que contemplam a responsabilidade de todos os órgãos representados no encontro.

A sua participação é indispensável e, portanto, contamos com sua presença.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Cordialmente,

Msc. Eduardo Colley – UFPR - eduardocolley@yahoo.com.br

Dra. Marta Luciane Fischer – PUCPR - nephilla@terra.com.br

Eng. Agr. Guillermo Gaudio – SENASA