Novo Livro = Conchas Marinhas de Sambaquis do Brasil ...!

01-09-2011 11:42

Avulsos Malacológicos - AM - Florianópolis, Brazil

 

= NOVO LIVRO =

CONCHAS MARINHAS DE SAMBAQUIS DO BRASIL

 

Referência:

 

+ SOUZA, R.C.C.L. de; LIMA, T.A. & SILVA, E.P. da. Conchas Marinhas de Sambaquis do Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Technical Books Editora, 1a ed., 2011, 254 p.

 

 

Síntese:

 

O estudo dos vestígios zoarqueológicos deixados pelas populações de pescadores-caçadores-coletores tem contribuído tanto para a compreensão do surgimento, da manutenção e da transformação de sistemas socioculturais através do tempo quanto para o conhecimento da fauna e flora da época, possibilitando a reconstituição do paleoambiente.

A biodiversidade dos moluscos marinhos de sambaquis é o tema deste livro, que apresenta um conjunto de informações sobre as espécies de bivalves e gastrópodes encontradas em 578 sítios arqueológicos do litoral centro-meridional brasileiro.

O conteúdo é apresentado de modo acessível e fartamente ilustrado com fotos coloridas. Para cada espécie, há uma ficha contendo dados gerais, biogeográficos e antropológicos, além de um mapa de distribuição no Atlântico Oeste. Desta forma, o presente manual pretende contribuir para a preservação da memória do patrimônio pré-histórico brasileiro, bem como oferecer informações em uma estrutura útil aos pesquisadores e ao público em geral interessados em dados malacológicos de sambaquis, em especial aqueles com foco nas questões ambientais e na biodiversidade.

Esta obra representa o primeiro inventário extensivo da fauna malacológica de sambaquis da costa sudeste-sul brasileira.

 

Maiores informações e contatos sobre o livro :

https://www.tblivraria.com.br/default.aspx?code=17&item=2512

///

 Para outros tópicos diretamente relacionados visite:

https://noticias-malacologicas-am.webnode.pt/pre-historia-malacologica/

 

 

Novas Publicações Disponíveis ...!