Produção de Escargots no Brasil ...!

13-09-2011 08:08

 

  

AUMENTO DA DEMANDA INCENTIVA A PRODUÇÃO DE ESCARGOTS NO BRASIL

Pequenos produtores rurais fazem da criação uma alternativa rentável

http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2011/02/aumento-da-demanda-incentiva-a-producao-de-escargots-no-brasil-3217207.html

 

A criação de escargots pode ser uma alternativa rentável para pequenos produtores rurais. O aumento da demanda incentiva a produção no Brasil. Um produtor do interior de São Paulo está atraindo investidores e garante que o retorno financeiro é rápido. A expectativa do setor é reduzir a importação para abastecer restaurantes que oferecem a iguaria, bastante apreciada na culinária francesa.

No Brasil a produção de escargots ainda é pequena. Mesmo sem dados oficiais, estima-se que seriam 20 toneladas por ano. Na França, esse número alcança 45 mil toneladas anuais. Estes produtores são pioneiros na criação comercial de escargots no Brasil. A produção é simples, desde o manejo até as instalações. O pequeno molusco não exige grandes cuidados, mas gosta de limpeza e de temperaturas entre 16 e 26 graus. Carlos Alberto Funcia tem mais de 30 anos de experiência no setor e conta que o investimento tem retorno garantido. Para ele, o escargot é uma boa opção de renda complementar.

Carlos e a esposa Celina Gutierrez montaram uma indústria, hoje a única do país. Já trabalham no sistema de integração com 80 produtores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Ao todo, produzem três toneladas de carne por mês. Eles adquirem os animais vivos e pagam R$ 25 pelo quilo. Após três dias de jejum, o escargot é lavado e depois cozido. O processo segue normas rigorosas de abate e de qualidade. A produtora explica que o escargot tem carne magra, de baixo teor calórico e é bastante consumida na Europa e no Oriente. Mas mesmo assim, o produto ainda é cercado de preconceitos e desinformação.

Os produtores comercializam a carne congelada para restaurantes, hotéis e buffets. As conchas são usadas para artesanato e também na indústria de ração como fonte de calcário. Quando não atingem o tamanho ideal para o abate, também são vendidos como iscas para pescaria. Um pacote de carne de escargot de um quilo custa, em média, R$ 200. Com demanda maior que a oferta, a expectativa dos criadores é reduzir a importação e aumentar o número de produtores para abastecer o mercado interno.

 

Fonte:

Elfrides Júnior | São Paulo (SP)

CANAL RURAL

  

///

 

 

ESCARGOTS FUNCIA - HELIX ESCARGOTS
http://www.escargots.com.br

 

///

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES RELACIONADAS VISITE AINDA:

http://noticias-malacologicas-am.webnode.pt/helicicultura/

http://noticias-malacologicas-am.webnode.pt/malacocultura/

http://www.conchasbrasil.org.br/materias/malacocultura/index.asp