Acerca da "introdução" no Brasil do "Achatina (Lissachatina) fulica (Bowdich, 1822)" --- Complementos ! ...

23-01-2011 08:16

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

ARQUIVO DO FÓRUM PDPM/ AM
Transmissão datada 02/03/2004
Re: Achatina fulica - respondendo (... fragmentos da transmissão !)

 

Prezados Senhores !

Pesquiso Achatina fulica há muitos anos, desde 93 ...

... ... ...

... a.. Quando foi introduzida no Brasil :
Achatina fulica foi introduzido no Brasil ao término da  década de 70 ou inicio de 80. Quem introduziu foi um funcionário da Secretaria de Agricultura do Paraná, quando da  sua ida a  Indonésia, ele os trouxe no bolso. Posteriormente ele cedeu os animais ao Sr. Ferenc Polena, Presidente da Associação de Criadores de Escargot do Paraná, que então iniciou a divulgação da espécie. Isto pode ser verificado em exemplares do Globo Rural da época. Posteriormente, já em meados da década de 90, houve uma reintrodução através do Heliciário Kapiatã  de Praia Grande - Santos. O proprietário deste estabelecimento possuía animais muito diferentes fenotipicamente, daqueles do Sr. F. Polena, eram maiores, carne negra, colocavam o dobro de ovos e indivíduos adultos podiam pesar até 500 gramas. Perguntamos qual era a origem deste material, ele nos afirmou que os obtinha de navios africanos, pois os tripulantes os levavam como fonte de alimento. Eles trocavam os animais por caixas de chicletes, afirmou ainda que isto era possível por ele trabalhar no porto. Esta pessoal fez uma divulgação intensa da criação destes animais no litoral, tendo inclusive publicado um livro intitulado "Fique rico criando scargots". A imprensa também contribuiu pois ele fez parte de inúmeras reportagens.

Será que estes scargots, que hoje infestam o litoral de SP são a espécie citada, segundo alguns autores confiáveis podem existir até 300 tipos entre espécies, variações e raças regionais de  Achatina ; só o  A.fulica  possui 5 subespécies.

... ... ... 

Pedro Pacheco, Engenheiro Florestal M.S. Dr.

 ppacheco@usp.br 

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

 

 

ZOOLOGIA, Curitiba, 26(4): 674-683, Dezembro 2009

( ver págs. 677 e 681 )

AVALIAÇÃO DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS NO MANEJO DO CARAMUJO GIGANTE AFRICANO ACHATINA FULICA (GASTROPODA: PULMONATA) NO BRASIL 

https://www.scielo.br/pdf/zool/v26n4/v26n4a12.pdf 

 

 

+ FERENC POLENA, proprietário da "CHANGRINET Indústria e Comércio de Escargot Ltda", Curitiba ( primeira industria no Brasil para "Abate e Benefício de Escargot" para vendê-lo congelado ), e Presidente da HELIPAR - Associação de Helicicultores do Paraná. 

https://www.bonde.com.br/folha/index.php?id_folha=2-1-23-1904-19970315