Reporte Histórico Complementar -- Ocorrência da "Crassostrea gigas" no meio ambiente de SC/ Brasil ...!
COMPLEMENTO INFORMATIVO AO LINK:
FÓRUM PDPM
Ocorrência da “Crassostrea gigas” no meio ambiente
03/10/2004
Olá todos,
Gostaria hoje informar a ocorrência em vida livre ou silvestre da espécie exótica conhecida como Ostra Japonesa ou do Pacífico, Crassostrea gigas ( Thunberg, 1795 ), no costão continental da Praia e Farol do Cedro, Município Palhoça na Grande Florianópolis, Baía Sul – aprox. 27o46`S ; 48o 37`W ( setor costeiro selvagem e despovoado ), que detectei nessa condição em data 02 de Outubro de 2004 com visível baixa densidade populacional, porém integralmente adaptada ao meio ambiente natural do local, sendo importante destacar que nas áreas imediato vizinhas – Praia de Fora ( Norte ) e Enseada do Brito ( Sul ), é praticada com intensidade a Maricultura comercial de moluscos.
Fotos: A.I. Agudo-Padrón, Projeto AM
Às “C. gigas” que detectei nessas condições totalmente autônomas correspondem, quase sem lugar a dúvidas, a exemplares em processo de desenvolvimento, apresentando um tamanho de 5 cm ( conforme amostra testemunha coletada no local ), fixas no substrato rochoso do costão em associação a diversos organismos marinhos próprios deste tipo de ambiente.
Baseado no meu desconhecimento documental de fato similar no Brasil, apreciaria muito o repasse de possíveis referências bibliográficas à respeito, ficando desde já a dispor para o fornecimento de maiores informações sobre esta ocorrência.
Atenciosamente,
Mário Saraiva Bleicker
Guarda do Embaú – SC
msbleicker@zipmail.com.br
Fone: (048)283.2082
Cel.: (048)999.83928
///////////////////////////////////////////////////////////////////
PARA UM CONHECIMENTO DO LOCAL GEOGRÁFICO DE OCORRÊNCIA VISITE AINDA:
https://www.guialitoralsul.com/praia-do-cedro/