Situações "extremas e contraditórias" no manejo de caracóis no Brasil ...!

23-10-2011 10:56

 

SITUAÇÕES "EXTREMAS E CONTRADITÓRIAS" NO MANEJO DE CARACÓIS NO BRASIL:

O CASO DO "ESCARGOT EUROPEU"

HELIX (CORNU) ASPERSA MÜLLER, 1774

 

Além da já tradicional e dilatada polêmica brasileira em torno do caracol exótico gigante africano Achatina (Lissachatina) fulica (Bowdich, 1822) e as "consequências nefastas" das "incompetentes campanhas públicas" e "irresponsáveis transmissões midiáticas" levadas adiante visando a erradicação da espécie no meio ambiente ...


TODOS CONTRA UM ... E QUEM POR ELE ?

https://noticias-malacologicas-am.webnode.pt/news/caracolafricano-com-informe-de-utilidade-publica-/

 

 

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS ...

https://www.smtpilimitado.com/kennel/caracol10.pdf


 

... outros polêmicos e problemáticos fatos malacológicos -- "não menos relevantes que o anterior" -- vêm sendo visualizados a tempo por nós na região geográfica extrema Sul do Brasil, envolvendo espécies de caracóis exóticos igualmente instalados no território e meio ambiente do país, acontecendo abertamente ao amparo da "complicidade entre bastidores":

 

HELIX ASPERSA NO RIO GRANDE DO SUL

(ver pág. 8

https://smtpilimitado.com/kennel/caracol4.pdf

Outro dia um estudante universitário regional de Ciências Biológicas chegou até nós e contou, "com a maior satisfação", o seguinte fato que -- no mínimo -- nos resultou chocante/ revoltante:

"... Num recente final de semana juntou e matou, após a passagem de uma chuva, num "latão cheio de água com abundante sal grosso" no quintal da sua própria casa na cidade de Canoas, RS, nada mais e nada menos que "quatro (4) baldes caseiros de 14 litros c/u" -- cheios até a boca -- de caracóis/ escargots Helix (Cornu) aspersa Müller, 1774 que ocorriam no seu "quintal sempre verde" (... na sua maioria individuos adultos plenamente reprodutores !), mesmos que logo sem mais foram "despejados direto no lixo".

 

Ahora meu caro leitor(a), já detive-se a pensar ???: 

56 ml de escargots Helix (Cornu) aspersa jogados fora no lixo, de uma vez só !!!

"... um bárbaro desperdício de comida requintada, além de caracterizar um "crime ambiental maiúsculo ..."



 

Nós perguntamos agora:

Será que essa é a postura certa, digna e ética de quem um dia pretende ostentar um título de Biólogo ...???

 

Este tipo de ocorrências --- lamentável e até imprescionante --- infelizmente é um

"fato corriqueiro"

na região da Grande Porto Alegre - POA, RS.

https://noticias-malacologicas-am.webnode.pt/news/acerca-do-conhecimento-disponivel-em-torno-ao-caracol-escargot-helix-cornu-aspersa-asselvajado-no-brasil-/

 

Entretanto, requintados restaurantes e botecos das cidades de Gramado, Canela, e até mesmo de Porto Alegre, servem essa mesma espécie de caracol/ escargot "ao estilo francês", por preços que não baixam dos R$ 85,00 -- no mínimo.

No outro extremo da línea temos, em torno dessas mesmas cidades, os chamados "cinturões de miséria/ de favelados", com meninos e até gente jovem que dá dor de se olhar pelos claros sintomas de "desnutrição" que refletem os seus corpos.

 

... Curiosa e paralelamente, temos também que em países imediato vizinhos como a República Argentina existem, a muitos anos já, "poderosas empresas no ramo da Exportação de Produtos Alimentícios" que sustentam alta produção de caracóis/ escargots Helix (Cornu) aspersa assilvestrados a base de "catadores contratados", que recolhem do meio ambiente -- só na Província de Buenos Aires -- "toneladas vivas" desses suculentos moluscos, e são entregues em grandes sacas à ditas empresas, que os colocam após rigorosa seleção de tamanhos em "câmaras frías" para que os animais "entrem em hibernação temporária", e assim exportar "produto vivo de alta qualidade" para os mercados consumidores Europeu e dos Estados Unidos da América.

 

 

O qué lhe pareceu a "contradição", hein ??? ...

 

Será que o Estado do Rio Grande do Sul, RS, não poderia passar a fazer o mesmo, e até melhor ainda que "los hermanos" ...???

Não é possível que estas coisas aconteçam a plena luz do dia e nada seja feito para mudar esse quadro bizarro e sub-real !

///

DESPERDÍCIO E ARROGÂNCIA v/s FOME E MISÉRIA

A MÃOS CHEIAS ...

... "lado a lado" como se isso fosse a coisa mais natural do mundo !